segunda-feira, junho 21

Lucerne e Engelberg 18.02.2010


























18.02.2010

No dia 18 levantámo-nos cedo (7h) e preparámo-nos para sair de casa. Ainda tivemos de esperar pelo meu pai, como sempre! Fomos até à estação principal e já estava o autocarro da nossa excursão parado “Best of Switzerland Tours”. Entrámos os 6 e ficámos contentes por termos chegado a horas sem ter armado barraca!
O guia turístico era um rapaz suíço (Ami) que falava inglês e espanhol e ía explicando de forma sucinta e clara os pontos mais importantes por onde passámos e também alguns aspectos sobre a Suíça e sua cultura.
· 1 milhão de pessoas vivem nos arredores de Zürich;
· Existem mais de 1500 túneis que atravessam as montanhas;
· Na suíça vivem cerca de 7 milhões de pessoas;
· Relativamente à religião, 40% da população é protestante e 40% são católicos;
· Existem muitas pessoas que se dedicam à agricultura, sendo que 60% dos produtos à venda no supermercado são de origem nacional. Contudo, o nº de agricultores reduziu imenso nos últimos anos;
· Muitos restaurantes anbtigos têm símbolos e nomes de animais (el caballo blanco) uma vez que antigamente muita gente não sabia ler nem escrever;
· A maioria dos suíços (70%) alugam casa, uma vez que comprar é caríssimo, cerca de 600 000 dólares.

Depois destas informações pertinentes e interessantes, chegámos à cidade de Luzerna (Lucerne) e visitámos o monumento do Leão esculpido na pedra, homenagem aos soldados suíços que foram contratados pelo rei Francês Luís XVI em 1820 para combater contra a revolução francesa. Como muitos destes soldados morreram, fez-se este leão que está em agonia (com uma lança espetada no dorso), à beira da morte.
Seguimos viagem até Engelberg (montanha de anjo) e fomos deixando alguns turistas pelo caminho que tinham outros roteiros turísticos. Chegados a Engelberg deparámo-nos com uma visão fantástica das montanhas, recheadas de neve. Paisagem paradisíaca.. procuramos um sitio para comer mas como estava tudo coberto de neve, tivemos de comer em pé…
Seguimos depois até ao centro da aldeia.
É bastante pequena mas muito bonita (e acolhedora).
Depois de andarmos á procura de um bar, regressamos ao ponto inicial onde descemos do autocarro.
Eu, a Mafalda e o meu pai acabámos ainda por andar de teleférico ate Triebsee, subindo pelas montanhas, onde pudemos ver pessoas a skiar e animais. A paisagem lá de cima era fenomenal, estando tudo coberto de neve e próximo das nuvens! Espectacular! Os pés já doíam do frio e rapidamente tiramos algumas fotos e voltamos a descer ate Engelberg. O autocarro já nos esperava e fomos os primeiros a chegar J e a entrar.
Seguimos viagem ate luzerne novamente para apanhar os restantes elementos da excursão e fomos até Zurich.
O Ami despediu-se de nós e perguntou se tínhamos questões sobre a Suíça. Conversamos um pouco sobre a Suíça e também sobre Portugal, uma vez que ele já conhecia Coimbra, Porto, Évora, Lisboa e Lagos.
Demos-lhe 20 francos de gorjeta e ficou muito contente. “Encantado” disse ele! Falava bem Inglês e também Espanhol, apesar de ser Suíço.
Assim nos despedimos e fomos para casa.

Um comentário:

Catarina disse...

Desta vez foi a family toda. Assim sim, vale a pena.

Beijocas