sexta-feira, março 5

INTERrail - Wien 10º DIA - 25/8/09

RESUMO DO DIA:
Acordámos cedo e saímos do hotel às 8h15 para ir tomar o pequeno-almoço no centro da cidade. Como sempre, capucino/ café expresso e croissants para todos! Comprámos o bilhete Hop on Hop off, para conhecer Viena no bus turístico - panorâmico.
Estávamos prontos para mais aventuras… subimos à praça da Albertina, visitámos alguns jardins da cidade e fomos ao museu histórico. Entre romanos, egípcios e gregos, o que mais me chamou a atenção foram os sarcófagos!
Seguimos a pé por várias praças até chegarmos a um local onde decorria um festival de cinema. Existiam muitas “barraquinha” com diferentes comidas de diversos países. Entre pitas, comida australiana e austríaca, todos ficaram satisfeitos excepto eu… porque os camarões (escolhi comida mexicana) estavam extremamente picantes! Mas nada como compensar com um geladinho OLÁ, neste caso ESKIMO (em austríaco).
Seguimos depois até ao centro – Karlsplatz para apanhar a linha vermelha e percorrer a cidade. Passámos na casa do Mozart, catedral da cidade e num jardim fantástico com muitas estátuas de pessoas conhecidas… Mozart, Strauss e outros músicos famosos. E porque Viena é a capital de música decidimos ir ver uma espectáculo musical! Mas antes disso, ainda fomos andar mais uns kms até Gloriette – jardins com lagos e percursos pedestres fantásticos.
É um espaço encantador onde muitas pessoas aproveitam para relaxar, convivem e fazem desporto. Vimos esquilos, patos e corvos!
Voltámos para o centro para procurar concertos musicais para essa noite. É de referir que em Viena existem vários homens/estátuas “disfarçados” de Mozart, na rua a vender bilhetes. O 1º que nos apareceu foi simpático, contudo a Marisa não parava de dizer “estamos a ser enganados! Tenho a sensação que isto vai ser uma banhada!” lol… o que não sabíamos era que o “gajinho” estava a perceber o que dizíamos porque já conhecia bem Portugal e entendia algumas palavras. Então o Sr. fez preço de estudante a todos! Perguntou-nos se éramos estudantes e todos respondemos: NÃO! “ok mas têm cara de ser…” disse ele. Então perguntou a idade ao Rui, que respondeu “sixteen!” todos nos rimos! 16?! Ele corrigiu para 26 e depois perguntou se havia descontos para professores! O homem riu-se, como quem diz “ainda agora tinhas 16 anos e agora queres descontos para professores?!” lol
Por fim, o Sr. levou-nos até ao local do concerto. Ainda corremos para comprar um cachorro quente, mas não era nada saboroso… e lá fomos nós todos “pelintras” para o concerto… de mochila às costas, cansados e sujos (suados) de andar todo o dia a pé pela cidade… enfim, o típico turista mas em versão pobre! Entrámos para ver o concerto e de facto, o espaço não era o que esperávamos… em vez de um auditório daqueles bonitos e imponentes, tratava-se de uma grande sala (tipo salão paroquial diz a Marisa). Apesar de tudo, valeu a pena porque a orquestra era boa e um dos músicos era bastante agradável e fazia rir o público. Num instante se passaram 2h de espectáculo, bastante interessante e engraçado. Fomos depois disso dar uma voltinha pela cidade. Acabámos por andar às voltas até nos apercebermos de onde estávamos… Chegámos entretanto à praça onde almoçámos, que estava toda iluminada. O Mark e a Belinda andavam a passear por ali J Por fim fomos de metro para o hotel.
Como não conseguimos visitar tudo neste dia, a ida a Bratislava que tínhamos falado, acabou por ficar sem efeito. Desfrutámos um pouco da net do hotel e fomos dormir finalmente!