quarta-feira, março 3

INTERrail - Praha 8º DIA - 23/8/09
















RESUMO DO DIA:
Depois de tomarmos o pequeno-almoço no MacDonald's (deram-nos croissants com nutela e capucino. O café resumia-se a água), seguimos a pé pela cidade e passámos por 2 igrejas. Na última acabava de se celebrar uma missa e a Marisa e eu fizemos a boa acção do dia, ajudando um sr de idade a descer os degraus!!! Depois fomos à Praha Tower (a imagem que tem os bébés a subir a torre). Lá em cima bebemos um café enquanto apreciávamos a bonita paisagem. Seguimos para a parte velha da cidade, na praça central = Staromestské námestí. Esta vastíssima praça é o coração do bairro antigo de Praga. è aqui que se situa o famoso relógio astronómico orloj implantado na torre da Câmara Municipal a princípios do séc. XV e ampliado no séc XVI. Cada hora, aos golpes do gongo, o sugestivo desfile dos apóstolos, chama a atenção de turistas e visitantes.
Ainda da parte da manhã, passámos num túnel manhoso...e subimos a pique para um jardim que tinha uma bela vista sobre a cidade! Decidimos depois experimentar comida típica deste país,no entanto as traduções dos menus em português estavam muito mal feitas... o que nos proporcionou valentes gargalhadas! Como proposta de pequeno-almoço apresentavam uma cerveja com guisado de carne e ovos...ooohhh!!! Além disso, havia imensos erros ortográficos e coisas sem nexo! ensaladas, fiambre sem osso, língua de bovino, enrabadelas de bovino com cebolas frescas... eram algumas das excelentes opções à disposição!Bem, talvez tenhamos escolhido mal o local... mas a avaliar pelas condições tudo indicava ser um restaurante típico e de qualidade :) acabámos por saborear pratos típicos como miolo de pão (ensopado em molho), rabanetes ralados, molho de carne com framboesas e carnes. A sopa de tomate era horrível! Mas o geladinho final compensou toda a refeição :) O engraçado foi no final... quando apareceu a conta para pagar... perdemos a vontade de rir ao descobrir que aos preços elevados das ementas, acrescia uma taxa de 17% de serviço de esplanada, por estarmos na zona turística de Praga. O Rui brincou: "Então?! Agora ninguém se ri???" ficámos indignados com o que pagámos (cerca de 30€ cada um) pois percebemos que 10€ seriam relativos à tal taxa (um abuso!), mas tivemos mesmo de pagar porque naquela zona funcionava mesmo assim...
é de salientar que o nosso grupo considera que nos serviços e na rua notámos que as pessoas são pouco simpáticas e pouco acolhedoras (excepto o dono do hostal onde ficámos). Acabámos por perceber que não foi apenas azar, mas que é mesmo o feitio dos checos. Num outro restaurante reparámos que "bufavam" para os clientes, reclamavam e falavam em checo à nossa frente sabendo que não percebiamos nada!
A caminhada continuou pelos jardins meridionais = Jizní Zahrady no bairro de Malá Strana até ao castelo = Prazský hrad, chegando à catedral de São Vito = Chrám svatého Víta. Subimos, subimos e subimos imensos degraus!!! andámos imenso nesta cidade! No fim de todos estes monumentos fomos ainda a pé até uma torre semelhante à torre eiffel - a torre de Petrín = Petrínská rozhledna. Estava já a ficar escuro.
Descemos até à cidade e fomos a restaurante jantar, mas como já eram 22h, o restaurante estava prestes a fechar, pelo que fomos muito mal atendidos... :( logo por azar o Rui entornou a cerveja na mesa, e foram obrigados a mudar as toalhas, o que os enfureceu ainda mais! Mas como topámos que nos queriam passar a perna , escondemos uma das cartas de menu atrás das costas para conferir os preços no fim!Foi hilariante... acabámos por pagar muito e ser mal atendidos, mas pelo menos tinhamos uma pianista enquanto jantávamos!!!
Ainda passeámos pela ponte Carlos = Karluv Most e fomos até um bar tomar um café. Era um local engraçado, uma espécie de cave com vários compartimentos. Num deles com música ambiente, noutro com meninas a dançar no varão, havia outras pequenas salinhas e havia outro espaço que tinha uma pista de dança e dj. Acabámos por dançar um pouco e experimentar a pista que era propositadamente escorregadia (e sempre com imenso fumo artificial). Foi muito divertido porque entretanto passou a cançaão "tropa de elite" que nos era bem familiar ;) Com tudo isto eram 3h da manhã e fomos, por fim, para o hostal dormir.

Nenhum comentário: